Se esta é a sua primeira vez neste blog leia na coluna da direita as instruções!

9 de abr. de 2010

Performances Idênticas

Há algumas semanas os jornais noticiaram o lançamento de um livro da autora Paula Parisot por conta de uma performance em que ela permaneceu na livraria em um cubo de vidro por 8 dias. Tudo bem, só que achei inúmeras semelhanças com a performance apresentada por minha irmã, Adelita Ahmad (atriz e artista plástica) duas vezes anos antes. Uma das vezes na FAAP e outra na Galeria Vermelho, em São Paulo, durante uma Mostra Internacional de Performances:

Semelhanças:
Ambas vestidas de branco, cenário branco, cubo de vidro, sem comunicação, ficaram dias "em exposição", a comunicação acontecia só pelo olhar, cada uma anotou suas impressões durante a performance.

Aqui matéria sobre a pessoa que fez performance idêntica a da minha irmã. Será coincidência?

4 comentários:

Andréa Amaral disse...

Eu sei que parece ser muito chato isso, mas pense que quem "plagia", o faz por ter admiradoaquilo que ele se autorecrimina por não ter pensado antes: "por que não tive esta ideia primeiro?". Por outro lado, há aquela famosa frase: "Na natureaz nada se cria, tudo se transforma." Somos todos imitadores, recriadores (ou seja lá como queira definir) em potencial. Parbéns à sua irmã, que conseguiu alguém para imitá-la.

Anônimo disse...

Não é a primeira vez que artistas fazem esse tipo de performance. Expor-se dentro de galerias de arte já era feito, e muito, durante os anos 70 e 80. Vitto Acconci, Chris Burden e Joseph Beuys são apenas alguns exemplos, e dos famosos. Se Paula Parisot copiou (ou plagiou) sua irmã, então o mesmo pode-se dizer dela em relação a esses artistas. Porém, Paula tem uma motivação genuína e válida em sua performance, que vem do personagem de seu livro. Você leu o livro?

Aline Ahmad disse...

Eu nao li o livro. Apenas achei as performances visualmente extremamente semelhantes. Pode ate' tratar-se de coincidencia, mas e' fato que muitos elementos se repetem.

Jeferson Cardoso disse...

Olá Aline! Hoje é terça-feira, uma correria. Não repare em minha visita relâmpago, mas venho lhe convidar para ler o novo capítulo de “O Diário de Bronson (O Chamado)” e deixar o seu comentário.

Retornarei com melhores modos e mais tempo. Tenha uma ótima semana. Abraço do Jefhcardoso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...