Se esta é a sua primeira vez neste blog leia na coluna da direita as instruções!

20 de set. de 2008

Ensaio de um discurso

Sou de uma geração que não valoriza a figura do professor. Embora eu não compartilhe essa atitude, sou de uma geração que pratica violência na escola e desrespeita os educadores. Mas há ainda nesse cenário figuras tão admiráveis e tão extraordinárias que transcendem o costume de uma geração e o hábito de um povo que a passos muito lentos parece começar agora a dar a educação o devido valor que ela merece.

Hoje estou aqui para falar de um professor aposentado, que dedicou uma vida aos estudos e aos ensinamentos, que saia de madrugada para lecionar cada dia uma cidade e voltava também de madrugada após dirigir quilômetros de distância para ter algumas horas de sono. Hoje estou aqui para falar de um menino orfão que muito cedo não tinha a voz do pai para o orientar o abraço da mão para o acolher. Hoje estou aqui para falar de homem qu enão hesita em abaixar-se no chão para pegar um papel e jogá-lo no lixo, porque sabe que somento o exemplo provoca marcas indeléveis e que a maior nobreza é a simplicidade de continuar sendo humano mesmo quando o vêem como alguém notório e importante. Estou aqui para falar de um homem cuja a integridade golpeia os covardes sem que ele se mova. Cuja a humildade e força se mostram em silêncio diante de humilhações. Estou aqui para falar de um homem que já venceu mais de 4 vezes uma guerra que mata milhões de pessoas: a guerra contra o câncer. Um homem que foi jurado de vida porque a sua vida é uma inspiração para todos nós.

Talvez como muitos professores você pode sentir algumas vezes que seu legado foi em vão, mas se olhar para esta sala verá que não há aqui uma só pessoa que você não tenha marcado de alguma maneira.

3 comentários:

carlos miranda (betomelodia) disse...

oi, aline.

belas palavras, bela e verdadeira homenagem.

beijos em seu coração e um ótimo final de semana.

OUTONO disse...

Brilhante!

Beijo.

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Belíssimo texto Aline.
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...