Se esta é a sua primeira vez neste blog leia na coluna da direita as instruções!

20 de jun. de 2008

O ser humano nasce bom

Sou um tipo de gente antiga que dizem não existir mais. Sei que sempre vai existir, aliás sou antiga por continuar acreditando nisso.
Porque para mim o ser humano é bom, essencialmente bom.
A maldade não é da natureza humana.
Uma criança que comete um delito é reação. Não é ação. Está reagindo a que tipo de violência que cometeram antes?
A violência pode estar na palavra, pode estar em um gesto, em uma omissão de carinho, na convivência com a violência familiar...
Em algum lugar aprendeu aquilo.
Não venha me dizer que o ser humano nasce mal e aprende a ser bom!
O que chamamos "maldade" para mim não existe, é ausência do bem.

P.S.: Infelizmente essa teoria não é minha. Eu a compartilho com grandes filósofos gregos, especialmente Aristóteles.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...