Se esta é a sua primeira vez neste blog leia na coluna da direita as instruções!

12 de jun. de 2009

Dia dos Namorados

Hoje eh dia dos namorados no Brasil. Aqui ninguem sabe, mas aproveitei para contar. Nao ligo muito para troca de presentes mas adoro celebrar as datas pelo simples ensejo de comemorar algo que merece ser enaltecido todos os dias. Assim eh o amor. O amor de namorados eh bastante "Eros". Eh uma modalidade de amor ainda possessiva, apaixonada, que "quer" o outro, que "deseja" o outro para si. Para muitas pessoas isso nem chega a ser amor ainda. Por muito tempo chamei esse tipo de amor de "paixao" ou ainda em uma forma mais leve "encantamento". Embora considere que o encantamento venha antes e depois da paixao (quando possivel). Porque o encantamento nao precisa muito do outro. Ele pode existir e ser feliz em si mesmo. Eh possivel estar encantado sem ser correspondido e mesmo assim tudo ao redor ficar encantado junto. Eu bem sei essa sensacao. Ja passei muitas e muitas vezes por ela, vivendo meus amores platonicos. Faz pouco tempo, talvez faca somente 10% da minha vida (tenho 30, ou seja faz 3 anos) que deixei de amar so com o coracao para amar tambem com o corpo. Eh interessante que estas "facetas" do amor, seja a paixao, o encantamento, ou ainda outras mais sublimes, nao surgem estancadas, separadas. Ela estao sempre amarradas, costuradas, enamoradas, uma pela outra. Em unico dia a pessoa que ama pode experimentar sensacoes de apego, de desapego, de paixao, de encantamento, de desejo...

Seja como for o amor eh sempre belo. Por ele filosofos e poetas escreveram paginas, derramaram lagrimas de sentimento... "Escreva com teu sangue e veras que sangue eh espirito", diria Nietzsche. E sobre o amor muito foi escrito com sangue, muito foi escrito com lagrima e quase tudo se tornou espirito.

Para mim o dia dos namorados eh uma modalidade do "Dia do amor", afinal eh em nome dele que as pessoas namoram. Ainda que nao saibam, ainda que esteja revestido pela paixao, pelo encantamento, ainda que pareca fugaz, efemero... Eh o amor que eu celebro hoje!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...