Se esta é a sua primeira vez neste blog leia na coluna da direita as instruções!

10 de jul. de 2009

Democracia Virtual

O episódio #chupa do Twitter, no A noite é uma criança from rosana on Vimeo.



Tem coisas que eu acho fantasticas. Sou viciada em internet. considero um veiculo incrivel! Por mais que eu tente fugir nao consigo, tenho orkut, msn, blog, facebook, twitter, tudo ativo quase que sempre. Fora outros perfis em redes sociais que nao costumo usar ou frequentar muito. No mundo virtual a Rosana Hermann e' minha inspiracao! Neste video ela explica fato acontecido via twitter durante (e apos) o jogo Brasil X Estados Unidos, que aconteceu ha duas semanas, na final da Copa "Alguma Coisa" (desculpe-me, embora seja fanatica por internet futebol nao e' muito meu foco de fanatismo).

Ashton Kutcher, ator, americano, marido da Demi Moore, tem mais de 2 milhoes (!) de seguidores no twitter. Isso quer dizer que mais de 2 milhoes de pessoas acompanham o que ele diz e pensa.
(Para quem nao sabe o twitter e' um microblog, as pessoas atualizam escrevendo textos de no maximo 140 caracteres, o equivalente a aproximadamente duas linhas)
Durante o jogo Brasil X Estados Unidos, enquanto o Brasil perdia ele comentava pelo twitter, quando o Brasil virou o jogo (foi emocionante ate' para mim que acompanhava o jogo por texto, sem imagem, sem TV) um perfil brasileiro, com muitos seguidores no Brasil, chamado Christian Pior (que inclusive tem o nome de um personagem de um programa de humor, entretanto nao e' o proprio que o administra e sim um anonimo que usa o nome e assume a falsidade) pediu para que todos enviassem a Ashton a palavra "chupa". A coisa foi tomando tamanha dimensao que Kutcher ficou sem entender nada, afinal o que significa "chupa"? E da-lhe pessoas tentando explicar. Demi Moore tambem comentou. Todos riram da brincadeira. E o fenomeno aconteceu. De repente a democratizacao da comunicacao. Quando eu nasci telefone em casa era luxo, coisa cara, e faz so 30 anos. Hoje anonimos podem se comunicar com famosos, podem mobilizar pessoas e o inverso tem tambem acontecido. Famosos tentando a todo custo mobilizar pessoas. Tanto Kutcher, quanto Luciano Huck, no Brasil, e outros, fazem promocoes para conseguirem mais seguidores. No video Rosana tambem comenta que alguns celebres do Brasil tentaram mobilizar Ashton Kutcher para uma brincadeira parecida so que de cunho politico. Ele se recusou. Mostrando assim que o mundo, pela menos na internet, esta sendo de mais igualdade que antes. Nao importa quem voce e', tem que bater na porta, deve ser educado, gentil... Famoso ou anonimo, estamos todos agora no mesmo barco e com possibilidades parecidas. No mundo virtual ja e' assim. Que esta seja a modernidade!

Sobre o mesmo assunto nas palavras de Mauricio Stycer

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...