Se esta é a sua primeira vez neste blog leia na coluna da direita as instruções!

2 de out. de 2009

Harold Bloom

Estava ssistindo o "Provocações" na TV Cultura e Antonio Abujamra terminou o programa com esse texto de Harold Bloom:

"Cheguei ao limite de minhas capacidades intelectuais. Percebo que poderei perdê-las a qualquer momento. Além disso, perdi muita gente querida, amigos e parentes. Eu, que tive uma atividade de reflexão, estudo e ensino, rodeado de pessoas que amava, me vejo cada vez mais solitário. Quando vivemos uma crise assim, a sabedoria vai embora e perdemos o rumo de nossas reflexões.


De que valeram os 31 livros que publiquei? O que sobra de tudo o que a gente aprendeu, num momento-limite? Saí à procura de um tipo de sabedoria que me ajudasse a suportar a velhice e compreendê-la com serenidade. Só encontro consolo quando recito baixinho, para mim mesmo, os poemas que sei de cor. A repetição é uma forma arcáica de conhecimento,mas eficaz, quando se vive num momento de domínio da tecnologia e do consumismo. É repetindo esses poemas que aprendo coisas importantes sobre mim próprio."
(Harold Bloom)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...