Se esta é a sua primeira vez neste blog leia na coluna da direita as instruções!

4 de ago. de 2008

Dilema Moral

Enquanto na política as pessoas se vendem em troca de cargos e dinheiro na favela é preciso se vender para o tráfico em troca de ter a própria vida. Sem dignidade, mas vivo. No caso dos políticos é "sem dignidade, mas rico".

Não quero generalizar. Digamos que seja o que aconteça na maior parte dos casos. Ainda tenho esperança de almas honestas seja na favela ou na política. O problema é quando a honestidade se contrapõe a vida... Não garanto que continuaria honesta se isso me custasse a minha própria vida... (Por isso chorei tanto assistindo ao filme "Era uma Vez...". Em filmes de Hollywood choro porque aqueles romances não existem. Neste filme chorei por aquela tragédia existe).

Na coluna de Contardo Calligaris na Follha de S. Paulo, na quinta passada, ele expôs um dilema moral do filme "Batman - O cavaleiro das trevas". Ainda não assisti, mas mesmo assim tentarei descrever em minhas palavras.

Dois navios, cada um com 200 passageiros. Ambos com material explosivo que será acionado em determinado horário. A única forma de se salvar é explodir o navio oposto antes do horário. Para viver é preciso matar os passageiros do outro navio. Para continuar digno e inocente os dois navios são explodidos e todos morrem, e ainda corre-se o risco de ser morrer por uma explosão acionada pelo outro navio. Fica a pergunta: Você prefere morrer inocente ou viver assassino?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...